TIE: Guia completo para solicitar a sua
Morar legalmente na Espanha é um processo que passa por diferentes burocracias, desde a emissão do visto em território brasileiro, até a formalização da residência ou estância, com o empadronamiento e a TIE.
Mas, calma, na minha sessão de blog eu te ajudo a entender um pouco melhor os passos a serem dados para viver na Espanha dentro da lei. E, no artigo de hoje, você vai conferir o que é a TIE e um guia completo para solicitar a sua. Separe papel e caneta para fazer anotações e boa leitura!
O QUE É A TARJETA DE IDENTIDAD DE EXTRANJERO?
La Tarjeta de Identidad de Extranjero (Cartão de Identidade de Estrangeiro), ou simplesmente TIE, é um documento físico que identifica o estrangeiro, o equivalente ao RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) no Brasil. O cartão pode ser solicitado em casos de vistos e autorizações de longa duração, ou seja, superior a 6 meses, seja para residir, trabalhar ou estudar.
Ao contrário do que muitos pensam, a TIE e o NIE não são sinônimos. Enquanto a primeira faz referência ao documento físico que formaliza a estância ou residência legal na Espanha, o segundo é apenas o número de identificação. Em outras palavras, o NIE é o número que consta na TIE.
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
Antes de ir ao departamento de estrangeiros da polícia nacional espanhola (Comisaría de Polícia Nacional), é preciso ter em mãos os documentos obrigatórios para solicitação da TIE. São eles:
- Comprovante de agendamento de solicitação (pode ser no celular mesmo);
- Formulário de solicitação (devidamente preenchido) impresso;
- Formulário e comprovante de pagamento da taxa de emissão impresso;
- Passaporte original e visto (ou autorização) válidos;
- Foto 3×4 recente, colorida e em fundo branco;
- E, em algumas províncias da Espanha (ex. Valencia) vão exigir o certificado de empadronamiento.
COMO SOLICITAR A TIE?
A solicitação da Tarjeta de Identidad de Extranjero é feita de forma presencial, na Comisaría de Polícia Nacional mais próxima do local de residência. No entanto, é necessário fazer um agendamento prévio, este, por sua vez, é feito online.
O passo a passo para fazer o agendamento você confere abaixo:
- Acesse a Sede Eletrónica de Administraciones Públicas
- Selecione a província de residência
- Deixe o campo “Cualquier Oficina” marcado
- Em “Trámites Cuerpo Nacional de Polícia” marque a última opção, ou seja, “Polícia-Toma de Huellas (Expedición de Tarjeta) y Renovación de Tarjeta de Larga Duración”.
- Role a página até o final e clique no botão “Aceptar”.
- Baixe o pdf do “Formulario de solicitud modelo EX17” e o formulário da taxa “Modelo 790 Código 012”
- Clique no botão “Entrar”
- Digite o número do seu passaporte ou, caso já tenha o seu NIE, informe no campo indicado. Do mesmo modo, preencha o formulário com seu nome completo e país de nacionalidade.
- Se é a primeira emissão da TIE, deixe o campo “Fecha de Caducidad de su tarjeta actual” em branco e clique no botão “Aceptar”.
- Clique em “Solicitar Cita”
- Verifique as oficinas disponíveis e selecione uma (algumas províncias contam apenas com uma opção).
- Clique em “Siguiente”
- Preencha os campos de informação complementar (telefone e email) e clique no botão “Seguir”.
- Em seguida aparecerão as datas e horários disponíveis para agendamento. Caso apareça a informação “En este momento no hay citas disponibles” tente realizar a solicitação de cita em outro horário.
- Em seguida, você receberá um código via sms. Digite o código na página da solicitação e confirme a sua cita.
- Baixe o comprovante e leve-o no dia marcado, acompanhado de todos os outros documentos citados anteriormente.
E aí, ficou um pouco mais claro agora? Espero ter conseguido te ajudar com este passo a passo da TIE. Caso precise de auxílio com alguma parte do seu processo de imigração, entre em contato comigo via email (info@amandakalil.com) ou marque uma consulta. Ficarei feliz em poder te ajudar!