Ícone do site Studio Migratório

Vias de acesso à universidade na Espanha

Vias de acesso à universidade

Vias de acesso à universidade

Vias de acesso à universidade na Espanha

Você já pensou em estudar em uma universidade na Espanha? Gostaria de oferecer essa oportunidade aos seus filhos? Já está em território espanhol e quer iniciar os estudos superiores? Este blog vai te ajudar!

Aqui condenso as informações-chave das vias de acesso às universidades espanholas. Então, separe papel e caneta para fazer suas anotações e prepare-se, muita informação bacana espera por você.

Boa leitura!

1. VESTIBULAR PCE

Quando o assunto é estudar em uma universidade na Espanha, uma das principais vias de acesso é o vestibular PCE. Por isso, vamos começar por essa opção!

As Provas de Competências Específicas, ou simplesmente PCE, são exames direcionados a estudantes estrangeiros que querem iniciar uma faculdade na Espanha.

Organizada pela UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), as provas podem ser realizadas nos centros autorizados nacionais e internacionais. No Brasil, o centro está localizado na cidade de São Paulo.   

Anualmente duas convocatórias são organizadas, a primeira entre os meses de maio e junho e a segunda em setembro. 

Para mais informações e solicitações, acesse: Solicitudes PCE.

REQUISITOS DA PCE

Antes de tudo, para realizar o vestibular PCE e concorrer a vagas em uma universidade na Espanha, o interessado deve cumprir com um requisito indispensável: a homologação dos estudos do ensino médio. 

Não sabe como iniciar a homologação dos seus estudos? Entre em contato comigo por meio do email: info@amandakali.com

Igualmente, o estudante deve verificar junto às universidades de interesse quais são os requisitos internos. Isso porque cada instituição de ensino tem autonomia para definir os critérios de seleção de cada curso ofertado.

O QUE ESTUDAR PARA A PCE?

Assim como para os vestibulares brasileiros, é preciso estudar e se preparar para a PCE. Com a diferença de que neste vestibular espanhol, o estrangeiro tem a opção de escolher algumas disciplinas. 

Contudo, é preciso estar atento. Apesar de serem opcionais, as matérias precisam estar alinhadas com o curso superior de interesse. 

Por exemplo, você quer estudar matemática ou engenharia? Então, o recomendável é realizar as provas de exatas. 

Abaixo deixo uma imagem intuitiva com as disciplinas da PCE, criada pelo OCF. Dá só uma olhada!

Fonte: OCF

Quantas provas realizar? Depende da faculdade e da comunidade autônoma. No entanto, a quantidade máxima é de 6 disciplinas. 

Por isso, repito: o caminho mais estratégico é entrar em contato com a faculdade de interesse e verificar quais são as exigências do curso. 

2. VESTIBULAR EBAU 

Também conhecida como selectividad, a EBAU (Evaluación de Bachirellato para Acesso a la Univerdidad) é o vestibular destinado a estudantes espanhóis que desejam ingressar em uma universidade. 

Esta prova também se estende a estrangeiros, no entanto, o conteúdo será o mesmo para todos os solicitantes, ao contrário da PCE que é específica para estudantes internacionais. 

O objetivo da EBAU? Avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o ensino médio e verificar se estes estão aptos a ingressar em um curso superior.

A nível de comparação, poderia dizer que a Selectividad é o Enem espanhol, considerando sua importância e abrangência.

Anualmente, duas chamadas são realizadas. Os solicitantes podem apresentar-se em convocatórias sucessivas, caso desejem melhorar suas notas. Neste caso, será considerada a nota mais alta.

QUAL A ESTRUTURA DA EBAU?

Os conteúdos da EBAU estão baseados nas disciplinas aprendidas ao longo do ensino médio espanhol (bachillerato). Além disso, a estrutura da prova está divida em duas fases: a geral e a específica.

Em primeiro lugar, na fase geral, o estudante realiza quatro ou cinco testes – a depender da comunidade autônoma.

De modo geral, as disciplinas abordadas nas provas são: língua e literatura espanhola, história da Espanha e língua estrangeira (inglês, francês, alemão, italiano ou português). 

Cada um dos testes tem duração aproximada de uma hora e meia. 

Por outro lado, na fase específica, o solicitante pode realizar até 4 exames de qualquer disciplina do ensino médio. Esta fase, ao contrário da geral, é opcional e serve para aumentar a nota final. 

Algumas das opções de matérias são:

Artes CiênciasHumanidades e Ciências Sociais 
Artes CênicasBiologiaGeografia
Cultura AudiovisualFísicaHistória da Arte
DesenhoQuímicaHistória da Filosofia
Fundamentos da ArteMatemáticaEconomia de Empresas

3. SOMENTE COM A NOTA DO ENSINO MÉDIO

Quer ingressar em uma universidade na Espanha e tem boas notas do ensino médio? Então talvez essa via de acesso possa te interessar!

Atualmente, na comunidade autônoma da Andaluzia existe uma fase de ingresso voltada especificamente para estrangeiros. 

Nesta fase em específico não é necessário realizar vestibulares ou provas complementares, mas apenas apresentar os estudos homologados do ensino médio  e comprovar um domínio intermediário-avançado (B1/B2) do espanhol. 

Quer conferir quais são os cursos e universidades públicas dessa comunidade autônoma? Acesse o site do Distrito Único Andaluz e tenha na palma da sua mão todas as informações em detalhes!

4. FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

Outra via de acesso à universidade na Espanha é a dedicada àquelas pessoas que possuem um título de Técnico Superior de Formação Profissional, Técnico Superior de Artes Plásticas e Design ou Técnico Superior de Esportes.

Nesta via, os estudantes podem solicitar acesso às universidades sem precisar fazer nenhum vestibular.

Nesse sentido, para concorrer as vagas, será tida em conta a nota média do ciclo de formação de nível superior.

Uma opção interessante para aumentar a nota nesta via de acesso é realizar a fase específica da EBAU. 

Adicionalmente, uma vez aceitos, os estudantes poderão solicitar o reconhecimento de créditos das disciplinas cursadas no ensino técnico — desde que os estudos pertençam à mesma área de conhecimento da faculdade escolhida.

Para se inscrever, é necessário entrar em contato com as universidades de interesse e verificar requisitos e prazos. 

5. PESSOAS COM TÍTULO UNIVERSITÁRIO

Já terminou uma faculdade e quer ingressar em um segundo curso superior? Então, saiba que na Espanha você pode se inscrever em outra faculdade sem a necessidade de prestar vestibular. 

Mas, não se esqueça: assim como para as outras via de acesso à universidade na Espanha, esta também exige a homologação dos estudos realizados no exterior. 

Para a admissão, os centros de ensino utilizam a nota média obtida na graduação anterior. 

Cabe pontuar que existem vagas reservadas para esta modalidade. Por essa razão, é possível que não haja vagas para todos os solicitantes. 

Para consultar a demanda e notas de cortes passadas, vale entrar em contato com a instituição de interesse. 

6. ADULTOS COM 25 ANOS OU MAIS

O que muita gente ainda não sabe é que existem vias de acesso à universidade na Espanha baseadas nas faixas etárias. Como assim? Eu te explico!

Vamos começar pela faixa 25+. Ou seja, se você tem mais de 25 anos de idade, pode acessar uma graduação passando por uma prova específica. 

Para tanto, o candidato não deve ter realizado a seletividad, nem possuir um título técnico ou uma graduação anterior. 

A prova 25+ está estruturada em duas fases:

Fase geral com 3 exercícios: comentário de um texto ou desenvolvimento de um assunto geral e atual, língua espanhola e língua estrangeira (alemão, francês, inglês, italiano ou português). 

Fase específica com 4 opções de campos de estudo: artes e humanidades, ciências, ciências da saúde, ciências sociais e jurídicas, engenharia e arquitetura.

7. ADULTOS COM 40 ANOS OU MAIS

Nesta via de acesso à universidade na Espanha, pessoas de 40 anos ou mais, e com experiência profissional relacionada com o curso superior de interesse, podem concorrer a vagas sem prestar vestibular.

Contudo, os candidatos não podem ter nenhuma titulação superior que o habilite a ingressar em uma faculdade por meio de outras vias, como a de formação de nível superior — explicada anteriormente.

Nesta via uma convocatória é aberta por ano e o acesso à universidade é estruturado em:

Fase de avaliação da experiência profissional acreditada: a universidade avalia as informações e documentos apresentados pelo solicitante.  

Fase de entrevista pessoal: entrevista individual realizada com o candidato após superação da primeira fase. Nesta fase, cada universidade tem autonomia para estabelecer os critérios de seleção. 

8. ADULTOS COM 45 ANOS OU MAIS

Por fim, temos a via de acesso para adultos maiores de 45 anos. Esta opção se estende aquelas pessoas que, além de fazer parte desta faixa etária, não possuem  nenhuma titulação acadêmica ou experiência profissional. 

A prova de admissão desta via visa constatar as aptidões dos solicitantes para prosseguir com estudos de nível superior, assim como a capacidade de raciocínio e escrita. Para tanto, a avaliação está dividida em:

Fase geral: comentário de texto ou desenvolvimento de um tema geral, língua espanhola e, caso se aplique, língua co-oficial da comunidade autônoma.

Fase de entrevista pessoal:  a universidade avaliará a aptidão dos candidatos para seguir com sucesso a faculdade escolhida.

Anualmente uma convocatória é aberta para esta via de acesso. 

NÃO SABE QUE OPÇÃO ESCOLHER? CONTE COM UMA ASSESSORIA PERSONALIZADA!

Sim, eu sei. É muita informação e muitas detalhes aos quais se atentar. Por isso, para facilitar o seu processo de decisão, criei um serviço personalizado de assessoria universitária. 

Deste modo, além de te ajudar a escolher a via de acesso à universidade na Espanha que melhor se adéque ao seu perfil, também traço um plano de estudos para maximizar as suas chances de ser aprovado. 

Entre em contato via email (info@amandakalil.com) ou marque uma consulta direto na minha agenda online. Ficarei feliz em te ajudar a dar os primeiros passos para estudar na Espanha!

Sair da versão mobile