5 dicas para escolher universidades da Espanha
Escolher uma das universidades da Espanha nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são mais de 80 opções de instituições de ensino superior, entre centros públicos e privados, além de uma ampla oferta de campus e cursos.
Pensando nisso, resolvi criar este artigo com algumas das dicas que costumo compartilhar com meus clientes no processo de mentoria universitária. Espero que essa leitura também te seja útil!
Sugestão: use esse e os demais conteúdos gratuitos do meu blog e canal do YouTube a seu favor.
Separe papel e caneta e anote as principais informações do blog. Ao final da leitura, faça um checklist para confirmar quais passos você já deu e quais precisa dar, estabelecendo datas concretas para cada um deles.
Transforme seu sonho de estudar na Espanha em uma meta!
1. OFERTA ACADÊMICA E INFRAESTRUTURA
Comecemos pelo básico… Você já escolheu o seu curso?
A escolha da área de estudo e curso, seja graduação ou pós, é fundamental para nortear as demais decisões que você terá que tomar antes de se mudar para a Espanha.
Caso você ainda não tenha muito claro qual curso escolher, uma autoanálise e testes vocacionais podem ser boas ferramentas de apoio.
Passada a fase de escolha do curso (ou dos cursos, por ordem de prioridade), é hora de conferir os rankings nacionais e internacionais da Espanha.
Estudar fora do país, de modo geral, supõe um investimento relevante. Por isso, é sempre bom assegurar que a instituição de ensino escolhida é realmente confiável e de qualidade.
Ademais, analisar os resultados dos rankings é importante para descobrir quais são as melhores instituições para estudar o curso de interesse, assim como conhecer os centros de ensino superior considerados referência no país.
Pesquisa e informação nunca são demais!
Após dar uma olhada nos rankings e extrair opções de universidades, entenda as ofertas e os diferenciais de cada instituição que te resultou interessante.
Para facilitar, deixo abaixo algumas perguntas a se fazer na hora de escolher as universidades da Espanha que mais se adéquam às suas expectativas acadêmicas:
- Qual o meu estilo de estudo? Considerando ele, qual seria o melhor ambiente para o meu processo de aprendizagem?
- Prefiro universidades com maior foco em pesquisas acadêmicas ou aquelas que estão mais conectadas com o mercado de trabalho?
- Das opções disponíveis, quais contam com as melhores infraestruturas (bibliotecas, laboratórios, centros esportivos, restaurantes universitários…)?
- Quais os benefícios importantes para mim (mobilidade internacional, bolsas e ajudas de custo…)? Que universidades oferecem todos ou a maioria deles?
- Quais as atividades extracurriculares ou cursos complementares disponíveis?
Conseguiu responder a essas perguntas? Siga a leitura e confira outros critérios importantes para a tomada de decisão!
2. LOCALIZAÇÃO
Para além da oferta e infraestrutura das universidades da Espanha, olhe para o macro.
Em que cidade está localizada a faculdade do seu curso? Como é o acesso (em termos de locomoção) e a vida no campus?
Algumas universidades contam com campus em diferentes regiões, por isso, conferir onde seria o do seu curso é importante. A Universidade de Granada, por exemplo, tem campus em Ceuta e Melilha, duas províncias que estão no continente africano.
Além disso, a localização também influência em quão multicultural será a universidade e a cidade.
Considerando tudo isso, pense: você se sentiria feliz nesse campus?
Sei que são muitas perguntas a se fazer. No entanto, posso assegurar que elas são importantes para evitar frustrações no futuro e maximizar suas chances de ter uma vivência rica, satisfatória e, sem dúvidas, com maior equilíbrio emocional e mental.
3. CUSTO
Após passar pela dica um e dois, é inevitável não falar em custos, tanto do curso quanto da vida de modo geral.
Mapear os valores dos cursos e universidades da Espanha, comparando-os entre eles e depois relacionando-os com os benefícios que você elencou anteriormente, é o melhor caminho para fazer uma escolha assertiva.
Igualmente, entenda suas necessidades pessoais e os custos que cada uma delas implicam.
Ah, e se você pensa em trabalhar enquanto estuda na Espanha, saiba que é plenamente possível. Te conto todos os detalhes no vídeo abaixo!
Lembre-se: conhecer detalhadamente a sua realidade e o seu orçamento para estudar em uma das universidades da Espanha é fundamental!
Por isso, tenha em mente que, a depender da sua realidade econômica, alguns critérios apresentados ao longo do texto podem ter mais peso que outros.
O importante é encontrar a relação custo-benefício que mais se alinha ao que você busca e considerá-la na hora de iniciar o seu planejamento migratório.
Nesse sentido, caso você queira nortear suas escolhas, sobretudo, segundo os valores das universidades, recomendo dar uma olhada no meu blog: as universidades mais baratas e as mais caras da Espanha!
4. PROCESSO DE ADMISSÃO
Acredito que depois de olhar para oferta, localização e custos, sua lista de opções já deve ganhar forma.
Desta forma, o seguinte passo é olhar para os processos de admissão, entender o funcionamento dos vestibulares, os documentos necessários para a matrícula e os requisitos indispensáveis de cada centro de ensino.
5. OPINIÕES DE OUTROS ESTUDANTES
Por fim, se possível, entre em grupos de estudantes nas redes sociais e consulte a opinião dos alunos das universidades da Espanha que você tem interesse.
Conhecer as percepções e vivências de outros estudantes pode te ajudar a escolher entre uma e outra universidade, assim como ser útil para ficar por dentro de detalhes e informações que não estão disponíveis nos sites das instituições.
Além disso, é uma excelente oportunidade para começar a criar uma rede de contatos que, no futuro, pode se converter em uma rede de apoio!