Formação Profissional na Espanha: entenda como funciona!
Dando sequência aos conteúdos sobre educação na Espanha, hoje quero te apresentar a Formação Profissional, uma modalidade de estudo voltada, sobretudo, para alunos que visam uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Se você faz parte deste grupo de pessoas ou gostaria de estar por dentro de todas as possibilidades de estudos em terras espanholas, este blog vai te ajudar!
Acompanhe o texto para conhecer mais detalhes do modelo de ensino, conferir os graus de estudo e ficar por dentro de informações como duração dos cursos e requisitos de acesso.
Boa leitura!
O QUE É A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ESPANHA?
De forma simples, podemos dizer que a Formação Profissional se refere a cursos com foco na inserção, reinserção ou atualização de seus alunos para o mercado de trabalho.
Desse modo, os estudos de FP têm o objetivo principal de oferecer aos estudantes as competências e conhecimentos requisitados no mundo laboral, respondendo às necessidades e demandas de empresas e instituições.
Nesse sentido, os cursos estão formados por aulas teóricas e práticas, nas quais é possível desenvolver habilidades relativas à área de estudo desejada em uma carga horária de, geralmente, 2000 horas.
QUAIS OS TIPOS DE FP DISPONÍVEIS?
Atualmente é possível encontrar uma vasta oferta de FP, enquadradas em diferentes níveis, famílias de estudo e modalidades de ensino (presencial e a distância).
Em primeiro lugar, em relação aos níveis de estudo, existem 3 graus de Ciclos de Formação Profissional. Sendo eles:
- Grau Básico: são cursos destinados a pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental II (na Espanha, Educação Secundária Obrigatória – ESO). “Formación Profesional Básica“
- Grau Intermediário: com uma carga horária média de 2.000 horas, permite que os interessados alcancem o certificado de Técnico. “FP de Grado Medio”
- Grau Superior: com duração aproximada de 2 anos, levam ao título de Técnico Superior. “FP de Grado Superior”
Já quando olhamos para as famílias profissionais, categorias relacionadas às áreas de atuação, temos 26 opções disponíveis. Confira!
FAMÍLIAS PROFISSIONAIS DA FP
- Atividades físicas e esportivas: atuação em atividades físico-esportivas, de esportes de alto rendimento, de prevenção ou de recuperação.
- Administração e gestão: envolve atividades de atendimento ao público, auditoria, finanças e gestão de informações.
- Agrário: engloba áreas de agricultura, pecuária, jardinagem e manutenção florestal.
- Artes gráficas: design gráfico, edição multimídia, tratamento de imagem, diagramação e impressão são alguns dos tópicos presentes nesta família.
- Artes e artesanatos: contempla, dentre outros, artes cênicas, manutenção de instrumentos musicais, artesanato e ourivesaria.
- Comércio e marketing: inclui temáticas como vendas, logística e transporte.
- Edificação e obra civil: abrange atividades de áreas como alvenaria, acabamentos, estruturas e projetos de construção.
- Eletricidade e eletrônica: tarefas de montagem, instalação de equipamentos eletrônicos e manutenção de instalações elétricas são algumas das opções.
- Energia e água: envolve áreas de distribuição de gás, gestão de água, energias renováveis, eficiência energética e afins.
- Fabricação mecânica: inclui funções de fabricação, usinagem, fundição e eletromecânica.
- Hotelaria e turismo: contempla atividades de cozinha e confeitaria, atendimento a clientes em hotéis, promoção de destinos turísticos, etc.
- Imagem pessoal: envolve tratamentos estéticos e serviços de cabeleireiro.
- Imagem e som: tarefas relacionadas com fotografia, edição, produção de espetáculos, entre outras.
OUTRAS FAMÍLIAS PROFISSIONAIS QUE VOCÊ PODE ESCOLHER
- Indústrias alimentícias: áreas de óleos e gorduras, alimentos, bebidas, panificação e confeitaria.
- Indústrias extrativistas: atividades no setor de mineração e de pedras naturais.
- Informática e comunicações: abrange tarefas como a configuração de equipamentos e a criação de sites.
- Instalações e manutenção: inclui atividades de climatização, sistemas de isolamento e manutenção eletromecânica.
- Madeira e móveis: áreas relacionadas à preparação industrial da madeira, carpintaria e montagem de móveis.
- Marítimo e pesqueiro: associadas ao trabalho subaquático em instalações de aquacultura, à pesca e ao tratamento de produtos marinhos.
- Química: processos de análise em laboratórios, preparação de medicamentos, química fina, etc.
- Saúde: funções de transporte médico, serviços farmacêuticos, higiene oral e similares.
- Segurança e meio ambiente: prevenção de riscos ambientais, purificação de água, manejo de resíduos e controle de pragas, entre outras.
- Serviços socioculturais: abrange 4 grandes grupos, entres atividades culturais e recreativas, integração social, atividades educativas e afins.
- Têxtil e confecção: cursos nas áreas de fabricação de calçados, artigos de couro, roupas e fios.
- Transporte e manutenção de veículos: áreas ligadas à aeronáutica, náutica, ferroviária e teleférica.
- Vidro e cerâmica: inclui a fabricação de pigmentos cerâmicos, assim como atividades relacionadas a fabricação de produtos de vidro.
QUAIS OS REQUISITOS DE ACESSO?
Para ingressar em um curso de Formação Profissional, o estudante deve, primeiramente, decidir o tipo de estudo que tem interesse. Isto porque os requisitos podem diferir de um grau para outro.
Por exemplo, para o Grau Básico, os estudantes devem ter entre 15 e 17 anos, enquanto para o Grau Superior é necessário ter mais de 18 anos.
Quanto aos requisitos de estudos prévios, você confere na tabela abaixo!
Grau Básico | Grau Médio | Grau Superior |
Ter finalizado a 6ª ou 7ª série (7º ou 8º ano). | Ter finalizado o Ensino Fundamental II. | Ter finalizado o Ensino Médio ou realizado uma FP de Grau Médio |
QUAIS AS VANTAGENS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL?
- Empregabilidade: o alto nível de especificidade das FP é um atrativo para os recrutadores, que cada vez mais buscam por perfis técnicos específicos e altamente qualificados.
- Custo: em comparação a estudos universitários, o custo dos estudos de Formação Profissional é mais acessível.
- Teoria e prática: para a aquisição de competências completas, as Formações Profissionais envolvem períodos de estágios em empresas.
- Orientação ao mercado atual: os conteúdos teóricos são direcionados para as atuais e reais necessidades do mercado de trabalho espanhol e europeu.
- Tempo: ao contrário de uma graduação, a FP pode ser finalizada em apenas 2 anos. Vantagem para quem tem uma certa urgência em iniciar ou reiniciar a vida laboral.
ONDE ESTUDAR UMA FP?
Na Espanha, existem mais de 3 mil centros de ensino de Formação Profissional, possibilitando que cada Comunidade Autônoma tenha, ao menos, um centro privado ou público.
Igualmente, existem opções de Formação Profissional a distância, o que acaba sendo interessante para quem precisa conciliar os estudos com outras demandas do dia a dia.
Conheça algumas das opções de centros de ensino:
- Centro Superior de Formação Europa Sul – Cesur;
- Centro de Estudos CEAC;
- Ilerna;
- Linkia FP;
- IFP;
- Instituto Claudio Galeno.
Para consultar datas de inscrição, cursos disponíveis, vagas e requisitos, o ideal é entrar em contato diretamente com o centro de ensino desejado.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com alguém que também quer estudar na Espanha!