Receba nossa newsletter e não perca as novidades sobre imigração para Espanha!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Arraigo Social na Espanha sem contrato de trabalho: é possível?

Não conseguiu uma oferta de trabalho? Saiba como obter residência legal através do Arraigo Social na Espanha!

Arraigo Social na Espanha sem contrato de trabalho: é possível?

Saiba como obter residência legal através do Arraigo Social na Espanha!

Está enfrentando desafios na obtenção de uma autorização de residência? Não conseguiu uma oferta de trabalho? Saiba que a Espanha conta com uma alternativa que pode abrir portas para estrangeiros que desejam regularizar sua situação sem depender exclusivamente de um contrato laboral!

Neste blog vamos falar sobre o “Arraigo Social”, uma oportunidade valiosa para imigrantes que já estão no país há algum tempo. Acompanhe a leitura e entenda o conceito do arraigo, suas vantagens e, especialmente, como é possível alcançá-lo sem a necessidade de um contrato de trabalho.

O QUE É O ARRAIGO SOCIAL NA ESPANHA?

Em linhas gerais, o Arraigo Social é um procedimento legal que possibilita a estrangeiros que já residem na Espanha, de forma contínua, a chance de obter uma autorização de residência no país.

Um ponto-chave do arraigo é que trata-se de uma autorização concedida mesmo para aqueles imigrantes em situação irregular, ou seja, sem um visto ou permissão de residência válidos.

Além disso, um fator diferenciador do arraigo social é que ele se baseia principalmente em laços familiares com outros estrangeiros residentes ou na comprovação de integração social por meio de um relatório emitido pela Comunidade Autônoma, ou autoridade local.

PRINCIPAIS REQUISITOS PARA OBTER O ARRAIGO SOCIAL

Apesar de ser uma importante via para regularizar estrangeiros na Espanha, o arraigo social, muitas vezes, não é um caminho para todos. Isso porque existem requisitos necessários para obter a autorizaçao de residência por meio deste trâmite, como, por exemplo:

  1. Permanência Contínua: é necessário que o solicitante tenha residido na Espanha de forma contínua por pelo menos três anos.
  2. Antecedentes Penais: não ter antecedentes criminais na Espanha e nos países anteriores de residência por crimes previstos na legislação espanhola.
  3. Proibição de Entrada: não estar proibido de entrar na Espanha e não constar como rejeitável em territórios de países com os quais a Espanha tenha acordos.
  4. Compromisso de Retorno: não estar sujeito ao compromisso de não retornar à Espanha que tenha sido assumido ao retornar voluntariamente ao país de origem.
  5. Vínculos Familiares ou Relatório de Integração: ter vínculos familiares com outros estrangeiros residentes ou apresentar um relatório de arraigo emitido por autoridades competentes.

O CONTRATO DE TRABALHO É OBRIGATÓRIO?

A resposta curta para essa pergunta é: não!

Apesar de ser uma forma comum de conseguir o arraigo social, o contrato de trabalho não é uma obrigatoriedade e o único meio possível.

Diferentemente de muitos outros tipos de autorizações, o Arraigo Social sem contrato de trabalho oferece a possibilidade de buscar outras formas de se sustentar legalmente no país, além de um emprego tradicional. Isso abre portas, por exemplo, para empreendedores e autônomos que desejam iniciar seu próprio negócio.

OUTROS CAMINHOS PARA SOLICITAR O ARRAIGO SOCIAL NA ESPANHA

1) Arraigo Social por Conta Própria (Autônomo): se você tem um sonho empreendedor, pode iniciar o seu próprio negócio na Espanha e usar um plano de negócios sólido para demonstrar sua viabilidade e recursos econômicos.

Neste caso, o valor necessário variará de acordo com o tipo de atividade que você pretende empreender.

2) Arraigo Social com Recursos Econômicos Próprios: caso não esteja interessado em um negócio próprio, você pode comprovar recursos financeiros suficientes para viver no país, seguindo os critérios estabelecidos, como o equivalente a 100% do Salário Mínimo Vital.

Lembre-se que o foco principal do Arraigo Social é a integração bem-sucedida na sociedade espanhola. Isso significa que, mesmo sem um contrato de trabalho, é possível obter essa autorização ao comprovar vínculos familiares ou apresentar um relatório que demonstre sua integração na comunidade.

“O ARRAIGO SOCIAL É PRA MIM?”

Como mencionado anteriormente, embora seja um excelente caminho para regularização, nem todos se enquadram nos critérios do Arraigo Social. Portanto, para determinar se você pode ou não legalizar-se na Espanha por meio deste procedimento, é altamente recomendável realizar uma análise de viabilidade, levando em consideração a sua situação específica.

Para obter informações detalhadas sobre as suas opções de legalização na Espanha, os documentos necessários, os valores financeiros a serem comprovados e os prazos de processamento, agende agora mesmo uma consulta online. Deixe que o meu Studio Migratório o auxilie na busca por viver legalmente na Espanha!

es_ESEspañol