Call us now:
Como conseguir a cidadania espanhola em 2024?
Como conseguir a cidadania espanhola em 2024?
O ano começou, trazendo consigo novas metas e objetivos! Mantenha-se por dentro das principais informações para iniciar o processo de obtenção da sua cidadania espanhola em 2024.
Nos últimos anos, a Espanha tem se destacado como um destino desejado por muitos brasileiros, atraindo novos residentes não apenas devido ao seu entorno natural e à sua cultura receptiva, mas também pela presença de uma comunidade de expatriados já estabelecida em território espanhol.
Segundo dados do Statista, em 2022, a população brasileira na Espanha atingiu a marca de 91.045 indivíduos, indicando uma presença robusta e em constante crescimento. Essa comunidade, composta por cidadãos em busca de novas oportunidades, estudos ou experiências de vida, tem contribuído significativamente para a diversidade e vitalidade da sociedade espanhola.
Para aqueles que sonham em se tornar cidadãos espanhóis, este blog é o ponto de partida inicial para um processo bem-sucedido em 2024. Ao longo do texto, vamos desvendar o caminho para os brasileiros conquistarem a cidadania espanhola, destacando as informações-chave e os benefícios desta nacionalidade. Confira!
Quais são os caminhos para conseguir a cidadania espanhola?
Antes de começar a separar os documentos, o primeiro passo é entender que existem diferentes caminhos para obter a nacionalidade espanhola. Cabe ressaltar que todos são válidos, mas demandam tempo e atenção.
Em 2022, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de 157 mil estrangeiros registraram a obtenção da cidadania espanhola por meio do processo de residência, enquanto 23.558 casos ocorreram pelo processo de opção.
Abaixo, deixamos uma lista com as vias possíveis para obter a nacionalidade espanhola. Confira o requisito específico de cada uma e entenda qual se adequa melhor ao seu caso!
Nacionalidade por residência:
- Tempo de residência: residir legalmente na Espanha por 10 anos.
- Períodos reduzidos: certas categorias, como refugiados, cidadãos de países ibero-americanos (incluindo brasileiros) e outros, podem qualificar para períodos de residência reduzidos — entre 5 e 2 anos.
Também pode te interessar: erros que podem atrasar o processo da cidadania por residência.
Nacionalidade por casamento:
- Cônjuges de cidadãos espanhóis podem solicitar a nacionalidade espanhola após um período de residência (1 ano).
- Requisitos: demonstrar o período mínimo de casamento.
Nacionalidade por origem ou descendência:
- Descendentes de cidadãos espanhóis (primeira e segunda geração) têm o direito de solicitar a nacionalidade, independentemente de seu local de nascimento.
- Processo simplificado: o processo para descendentes pode ser mais rápido e simplificado em comparação com outras vias.
Saiba mais em: cidadania espanhola por origem.
Nacionalidade por nascimento em território espanhol:
- Filhos nascidos em solo espanhol de pais estrangeiros podem ter direito à nacionalidade espanhola.
- Ponto de atenção: o simples nascimento na Espanha não implica automaticamente a concessão da nacionalidade espanhola. É preciso seguir os critérios e requisitos.
Encontre mais detalhes em: cidadania espanhola para filhos de brasileiros nascidos na Espanha.
Nacionalidade pela Lei de Memória Democrática:
- Esta via é um pouco semelhante à nacionalidade por descendência (origem), porém com características e requisitos próprios, os quais explicamos em detalhes no vídeo abaixo. Aperte o play!
Mais informações em: Lei de Netos Espanha
Documentos necessários para solicitar a cidadania espanhola
Como vimos anteriormente, o caminho para a obtenção da nacionalidade espanhola pode variar conforme o caso específico do solicitante. Por esse motivo, a lista de documentos também mudará de acordo com a via pela qual se solicita a cidadania.
Entretanto, para ajudar você, apresentamos a seguir uma lista com os documentos comumente solicitados. Para compreender quais se aplicam à sua situação, não hesite em entrar em contato com nosso Studio Migratório, um escritório especializado em trâmites para brasileiros que desejam residir legalmente na Espanha.
Acesse o formulário de contato ou marque uma consulta diretamente em nossa agenda virtual!
- Formulário oficial de solicitação da nacionalidade
- Certidões de casamento (caso se aplique)
- Certidão de nascimento do requerente
- Certidão de nascimento do ascendente (caso se aplique)
- Passaporte
- Prova de Espanhol DELE (em caso da via de residência)
- Prova de conhecimentos CCSE (em caso da via de residência)
- Certidão de antecedentes penais
- Comprovante de pagamento da taxa
Benefícios de obter a cidadania espanhola
Agora que você já conhece os caminhos e documentos para solicitar sua cidadania espanhola em 2024, vamos dar uma olhada nos benefícios de realizar este processo?
Acesso à União Europeia: como cidadão europeu, você terá o direito de estudar, morar e trabalhar em qualquer lugar da União Europeia.
Oportunidades de emprego: ao obter a cidadania espanhola, você abre portas para oportunidades de emprego em países da União Europeia. Uma ótima oportunidade para criar uma carreira internacional e, claro, ganhar em euros.
Baixo custo de vida: a Espanha oferece um baixo custo de vida em comparação com muitos outros países europeus, tornando-se um destino atrativo para residentes.
Facilidade de viagem: o passaporte espanhol é um dos mais poderosos do mundo e proporciona acesso a mais de 190 países sem a necessidade de visto, incluindo destinos populares como Estados Unidos e Canadá.
Sistema de saúde e educação de qualidade: a cidadania espanhola proporciona acesso a um dos melhores e mais eficientes sistemas de saúde e educação pública na Europa.
Herança para gerações futuras: além dos benefícios imediatos, a cidadania espanhola é uma herança valiosa que pode ser transmitida aos filhos e netos, proporcionando vantagens duradouras.
Para saber mais sobre vida na Espanha e processos burocráticos, confira nosso Blog!